Laboratório do Sono

O laboratório do sono da Clínica Otoleste oferece três tipos de exame de polissonografia:

Polissonografia tipo 1 – Realizada em laboratório de sono e observada por um técnico (Captando pelo menos 7 canais de sinal).

Polissonografia tipo 2 – Realizada em casa, a técnica do exame de polissonografia vai até sua casa para montar e retorna no outro dia para desmontar o aparelho. (Captando pelo menos 7 canais de sinal).

Rastreio Apneia (tipo 3) – Aparelho de levar para casa. (Captando 3 canais de sinal).

POLISSONOGRAFIA

Conhecida como o exame do sono, a polissonografia é um exame não invasivo feito enquanto o paciente está dormindo. Ao longo de uma noite, dados são coletados para que se possa diagnosticar distúrbios do sono. Para realizar este exame, o paciente passa a noite em um quarto no laboratório do Sono da Clínica Otoleste. O ambiente é equipado para monitorar as variáveis fisiológicas durante o sono, com gravação em áudio e vídeo, quando necessário. Além disso, sensores são colocados delicadamente sobre a pele do paciente com fitas adesivas.

Durante o exame, o paciente dorme normalmente, e alguns fatores são verificados, como:

– Atividade elétrica cerebral e muscular;

– Movimento dos olhos;

– Fluxo do ar pelo nariz e boca;

– Esforço respiratório e níveis de oxigênio no sangue. 

A Titulação de CPAP Domiciliar é um exame para pessoas com diagnóstico de apneia obstrutiva do sono, que tem por objetivo detectar a pressão ideal de tratamento com o aparelho de pressão positiva (CPAP).

O exame funciona da seguinte forma: o paciente agenda no laboratório do sono da Clínica Otoleste um horário para ser apresentado ao aparelho CPAP com o qual volta para casa e dorme durante três noites. Entre uma noite e outra, os dados captados pelo aparelho são avaliados pelo médico do sono Dr. Cristiano Ramos Monte Alto, responsável técnico pelo Laboratório. As variáveis de pressão, vazamento, apneia e nível de oxigênio permitem a identificação da pressão ideal terapêutica.

 

× Como posso te ajudar?